O Orçamento é Gratuito
Sem compromissos! Palavra de escuteiro.
Uma lista de contactos em marketing serve como chave para qualquer organização B2B e é uma das primeiras coisas que qualquer empresa deve fazer.
Idealmente, uma lista de contactos contém todas as pessoas para quem o teu produto (ou serviço prestado) foi vendido ou que mostrou interesse, mas a venda (por algum motivo) não acabou por acontecer.
Depois de ter um número razoável de pessoas na sua lista de contactos de dados, podes começar a comunicar a tua mensagem, com o objetivo de criar inicialmente o reconhecimento da marca e, em seguida, gerar potenciais clientes ou up selling opportunities aos já existentes.
Já mencionamos que quem comprou o teu produto ou serviço deve constar na tua lista de contactos! Para além desses, deves também adicionar pessoas de interesse que de um modo digital ou fisicamente (networking) facultaram um e-mail.
O mais importante e o qual nunca poderás esquecer é que é necessário ter a permissão do contacto para poder enviar um e-mail e armazenar os seus dados pessoais. Há muitas maneiras de angariar essas informações de contacto, embora em todos os casos tens de ter cuidado para garantir que o teu produto ou serviço seja relevante.
Se for um primeiro contacto, apresenta o teu produto e mostra várias razões pela qual esse contacto poderá sair a ganhar.
NOTA: Não te esqueças de dar ao contacto a oportunidade de cancelar e sair da tua lista de Email Marketing!
Lembra-te de atualizar os teus contactos com outros contactos que já tinhas, como, por exemplo, contatos pessoais, se o teu produto for adequado para eles, clientes antigos e atuais.
Uma boa prática seria telefonar para todos os teus clientes antigos para confirmar se estes estão felizes e se estão dispostos em receber e ficar a saber do seu novo produto/serviço.
No teu website, é super importante ter um campo onde possas recolher informações de quem o visita – como, por exemplo, através de um formulário ou um campo de subscrição de newsletter. Oferece algo como moeda de troca pelo email.
Sabias que podes usar o Telegram como canal de vendas?
Depois de, finalmente, ter construído uma boa base de dados de email marketing, podes começar a enviar emails. O email marketing é muito barato, existem vários tipos de serviços na internet que fornecem este tipo de produto por poucos euros ao mês.
Quando se trata de enviar uma mensagem regularmente para todos os contactos que optaram por receber essa comunicação, nada supera o bom e velho e-mail.
Podes enviar diferentes emails para diferentes grupos de pessoas se tiveres segmentado a lista de contactos.
Não vamos aqui entrar em como escrever o email perfeito para o cliente ou potencial cliente, mas deverás manter a sua lista de contactos atualizada. Remove os e-mails devolvidos e cancelados ou poderás ser sinalizado como spammer, se isto acontecer, terás o infortúnio de todos os teus e-mails serem devolvidos ou terminarem em filtros de spam.
Para aprofundar mais em como criar campanhas de sucesso, podes ler este guia passo a passo para iniciares a tua estratégia de e-mail marketing
Ironicamente, enviar uma carta pelo correio tem alguns custos associados, dependendo do tamanho, peso e conteúdo. Portanto, não tenhas problemas em contratar uma equipa que faça a gestão do teu Email Marketing e que faça a escrita do email — são profissionais que sabem como compor e onde colocar os CTAs corretos.
Quanto mais contactos angariares, melhor deverá ser a organização. Faz diferentes listas de…
Certamente vais querer separar os teus clientes existentes dos “potenciais clientes” e “curiosos”. Potenciais clientes são aqueles com quem já tiveste uma conversa e que mostraram interesse. Um “curioso” é apenas um nome na lista, alguém que suspeitamos que deveria estar interessado, mas com quem não tivemos nenhuma interação.
Então, podes querer enviar comunicações com mais frequência para pessoas que recentemente expressaram interesse na tua oferta, usando uma campanha de marketing por gotejamento.
Descobre como Automação de Marketing segmenta a base de contactos da empresa, de acordo com os critérios que tu definas.
Como em praticamente todas as atividades de marketing, construir uma lista de contactos leva o seu tempo, e não deves esperar uma afluência enorme de leads e vendas quando envias a primeira comunicação. Mas com o passar dos anos, à medida que a lista de contactos cresce e as pessoas vão ficando familiarizadas com a tua marca e produto, poderás ter uma surpresa pela positiva!
Entra já em contato conosco, hoje mesmo, para saber mais sobre os nossos serviços de marketing digital e como podemos ajudar o teu negócio a crescer e prosperar no mundo online.
Sem compromissos! Palavra de escuteiro.